Identidade visual: como o mundo enxerga o seu negócio?

O ser humano é dotado de muitos sentidos. Dentre eles, no entanto, a visão é o que mais fornece informações sobre o mundo. Diferente da linguagem, que exige uma decodificação, as formas visuais são memorizadas e reconhecidas de forma direta. Por isso, é fundamental entender os mecanismos que norteiam uma identidade visual e buscar formas de passar a melhor impressão possível.

No universo do marketing e da comunicação, segundo Scott M. Davis, “em média os consumidores são expostos a 6 mil anúncios por dia e a mais de 25 mil novos produtos ao ano. A identidade visual os ajuda a atravessar esse mar de escolhas disponíveis.”

Mas, afinal, o que é uma identidade visual?

Identidade visual é um sistema de signos, símbolos e componentes visuais que representam os valores de um negócio.

Ela serve para a identificação e diferenciação de uma organização, pessoa ou serviço no mercado. Muitas vezes é ela que impacta o cliente pela primeira vez, antes mesmo do nome.

Para isso, se padroniza a utilização de paletas de cores, famílias tipográficas, ícones, texturas, tratamentos de imagem, ilustrações e outros elementos, dando diretrizes para todas as representações visuais da marca.

Padronizar pode ser positivo para a minha marca?

A padronização não significa que tudo em uma identidade visual será igual. De acordo com o tipo de negócio e a personalidade da marca, a identidade visual vai proporcionar mais ou menos liberdade dentro de suas regras, usando elementos-chave e uma gama de recursos visuais.

Fonte: https://www.nestle.com.br/moca/historia

Apesar de muito importante, sozinho o logo (ou marca gráfica) não se sustenta, ele precisa de outros elementos que estendam e reafirmem sua representação visual. Mas uma coisa é certa, é ele a origem da maior parte das identidades visuais. Assim, é possível concluir que há identidade visual sem logo, mas não há logo sem identidade visual.

Identificação pelo público, diferenciação de produtos, melhora da percepção de valor, facilidade na hora da compra para o consumidor e na hora da venda para a equipe comercial são alguns dos benefícios que uma identidade visual bem construída pode agregar ao seu negócio.

 

Texto por: Taíssi Cardoso

© 2018 Attitude. Todos os direitos reservados.