Reconhecimento profissional

19 Julho 2009 | blogattitude

Outro dia fui surpreendida com a pergunta de um estudante de Publicidade e Propaganda que queria saber em quanto tempo conseguiria reaver o investimento feito na faculdade, quando ingressasse no mercado de trabalho. Bem, se formos considerar o valor atual do curso de Publicidade e Propaganda na Unisinos, onde me formei, que é de R$ 55.253,00 e tudo mais que implica na escolha por esta profissão, percebemos que há uma grande jornada pela frente.

O que está em questão não é apenas o valor do investimento, mas sim as dificuldades encontradas por estes profissionais ao longo de suas carreiras. Veja bem, apesar dos esforços do CENP para regulamentar a profissão, nada impede que alguém, independentemente de sua qualificação, exerça a função de publicitário. Este também é o carma dos designers, que precisam competir com quem sabe operar as mesmas ferramentas de trabalho que os profissionais e, por isso, considera-se digno a competir de igual para igual.

Não quero dizer que entre os autodidatas não exista um grande talento exercendo a profissão com sucesso. Não é isso. O que quero dizer é que existe uma legião de profissionais, com diploma nas mãos e conhecimentos importantes que proporcionam todo o embasamento para um trabalho consistente e eficiente, que precisam concorrer com projetos vazios, sem nenhum propósito, porém baratinhos.

Pensem nos anos de dedicação de um publicitário, de um designer, de um jornalista, nos bancos das universidades, estudando para tornar-se profissionais aptos a assumirem as responsabilidades que lhe são conferidas. Todo esse esforço cai por terra quando o cliente procura apenas preço, por exemplo.

Felizmente temos como clientes aqui na Attitude, empresas que respeitam nossa profissão e entendem que nossa equipe é formada por pessoas que estudaram e investiram tempo e energia para fazerem o que fazem. Por isso valorizam e entendem os valores praticados.

É claro que esse estágio de reconhecimento, foi conquistado aos poucos, mais precisamente durante os 13 anos de nossa caminhada e não terminará nunca. Pois enquanto estivermos trabalhando essa será uma das nossas mais importantes missões, tornarmo-nos cada vez mais profissionalizados e trocarmos aprendizados com todos aqueles que fazem parte do dia-a-dia de uma agência, clientes, fornecedores, veículos de comunicação, etc.

© 2018 Attitude. Todos os direitos reservados.