CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude

25 Abril 2008 | blogattitude

Gostei bastante desse artigo que li na lista de discussão Design Gráfico e decidi compartilhar aqui no blog. Lembrando que é um texto de grande valor para qualquer área profissional.

Um bom fim de semana a todos

Por Everson Barbosa

C.H.A – Conheciment, Habilidade e Atitude

Todos nós temos características que nos diferem uns dos outros, somos o resultado de influências recebidas ao longo de nossa existência. Somos seres capazes de criar, produzir e assimilar idéias. Temos qualidades, natas e adquiridas, que nos dão o poder de sobressairmos aquém daqueles que não as desenvolveram.

Existem três qualidades que o designer precisa desenvolver:
O Conhecimento, a Habilidade e a Atitute – CHA

Conhecimento: Vem de conhecer, saber, aprimorar, tornar claro aquilo que ainda não se conhece, ou que deseja conhecer mais afundo. O conhecimento é a base de tudo .O conhecimento é adquirido de várias formas, nas ruas, nas faculdades, na internet, nos livros, com a vida e etc . O problema é: quem deseja adquirir o conhecimento? Hoje vivemos em uma sociedade capitalista aonde tudo precisa ser prático. Mas o que será da prática sem o conhecimento?

Habilidade: Praticar o que conhece, saber fazer. Todo conhecimento que temos é aperfeiçoado com a Habilidade.

Imagine: para que foi feita uma flecha? É óbvio que é para acertar o alvo, mais se esta flecha não for usada para acertar o alvo, a existência dela é Vã.

Assim também é o conhecimento, ser não for usado através da habilidade, ele é em vão. A habilidade na vida do designer é essencial, pois ela gera uma disciplina no profissional, de organização para executar aquilo que está proposto. É a consciência em saber utilizar o conceito aliado com as ferramentas.

Atitude: Querer fazer, arriscar, se comprometer. É certo que o conhecimento e a habilidade são fatores muito importantes, mas e a atitude?

Conheço muitas pessoas, que tem muito conhecimento, são habilidosas, mais não tem atitude. As oportunidades vêm e elas perdem a chance de fazer o que precisa ser feito. Temos que tomar atitudes muitas vezes radicais para que possamos chegar ao topo da montanha.

Certa vez um empresário aqui de Goiânia, dono de uma rede de revistaria, recebeu um certo telefonema de uma pessoa, a qual o seu carro tinha acabado a gasolina no meu do caminho, dizendo:

Ai é do posto de gasolina? E ele disse: não, é da revistaria, mas quantos litros de gasolina o senhor precisa? Mas aí é posto ou revistaria? Perguntou.

E o empresário respondeu: é uma revistaria, mas vou entregar a gasolina aonde você está, quantos litros você precisa? Meio desconfiado ele respondeu? 6 litros.

Resultado:
O dono da revistaria chamou o motoboy, e entregou a gasolina para aquele homem, e ele ficou super feliz, e virou o cliente nº1 daquele empresário. Tudo por causa de uma ATITUDE.

Estas três qualidades agregadas, Conhecimento, habilidade e atitude com certeza te farão um profissional bem sucedido!!!

Cleber Muniz, desenvolve projetos de design junto ao SESC-GO
prcolheita@hotmail.com

© 2019 Attitude. Todos os direitos reservados.